sábado, 13 de abril de 2013

Saúde

A timidez também prejudica a saúde. O facto de ser envergonhado leva-me a recear as idas aos médicos evitando ao máximo as deslocações. Nunca fiz análises a nada. Quando lá vou (por exemplo quando faço os exames obrigatórios de trabalho) o meu coração dispara, fico tão nervoso que nem sei se isso influencia os resultados como electrocardiogramas. Já não vou ao meu médico de família desde pequeno(ainda com a minha mãe).
Sinto-me fraco, sem energia, canso-me rapidamente, não sei se é tudo psicológico ou também físico. Às vezes vou ajudar o meu pai para o campo e aí é que noto o quanto mal preparado estou. Perco líquidos facilmente, fica-me a doer a cabeça quando faço esses trabalhos. Sempre tive enxaquecas desde pequeno, pelo menos uma vez por semana fico com tantas dores que não consigo fazer nada, os comprimidos aliviam. Esse fato limita-me imenso, nunca falei nada ao meu pai por achar que ele vai pensar que é uma desculpa para não o ajudar a trabalhar.
Vou muitas vezes à casa de banho, às vezes vou de hora em hora urinar e mesmo para obrar, vou umas duas ou três vezes por dia, pelo menos ao fim do pequeno almoço e ao fim de almoço é certo que tenho que evacuar. Uma vez li que era um dos sintomas do cancro, fiquei assustado.
Sinto sempre o meu estômago e intestinos pesados. Doi-me a barriga com facilidade, não sei se terei alguma úlcera nervosa. Essa dor impede-me às vezes de fazer exercício fisico.
Às vezes sofro de uma dor forte nos intestinos parece que o "cócó" está perro.
Mal pego em peso começa-me logo a doer as costas. Já dei duas ou três vezes mal jeito, sem ir ao médico, uma vez mal conseguia andar. Se nessa altura tivesse ido talvez não me sentisse tão fraco.
Para começar devia ir a um psicologo... mas desconfio que me possa ajudar, como é que ele ia tirar a minha timidez?
Às vezes penso em lá ir, mas não sei bem qual a melhor solução, qual a mais barata. Não tenho ninguém de confiança a quem perguntar. Tenho um seguro de vida que ando a pagar e não o aproveito.
Tenho o sono leve, dormo no máximo 3 horas seguidas, às vezes custa-me adormecer e acordo sempre antes do despertador dar sinal (às vezes mais de 1 hora), parece que tenho medo que ele não toque. Sonho muito, sempre sonhos de merda.
Também devia ir ao urologista, os meus genitais são muito pequenos, mas esse é o menor dos meus problemas. Não consigo puxar a pele do meu pénis para trás, quando vou urinar a cabeça fica como uma bola, nunca vi o testículo direito cá fora. Por outro lado acho que sofro de potência a mais, acordo muitas vezes com erecção e às vezes até ejaculo de noite. Às vezes fica em "pé" sem motivos aparentes ou basta ver alguém atraente para as hormonas começarem a saltar. Quando tive a relação tive medo na hora h de ficar tão inibido e a não conseguir levantar, mas correu bem e ela nesse aspecto foi compreensiva, antes tivemos uma conversa que me acalmou, mas no inicio o coração batia forte com medo de falhar. Até que ponto esses problemas me inibiram/inibem? Por exemplo deixei de jogar futebol com medo que os meus colegas gozassem comigo. Quando era miúdo havia um que gozava imenso, acho que fiquei traumatizado.
Há pouco tempo fui dador de sangue e as análises não acusaram nada.
Vejo mal a alguns anos, mas só há pouco tempo é que fui ao oftalmologista e descobri que tinha uma doença grave (pressão ocular elevada que pode provocar glaucoma) e tenho que a controlar metendo todos os dias gotas até ao fim da minha vida. Desde criança que vejo traços e pontos a flutuarem nos meus olhos. Descobri por acaso que sofria de "moscas volantes". Nunca contei nada a ninguém.
Aconteceu o mesmo com o dentista, ao fim de várias semanas com o dente a doer é que decidi lá ir. Gastei várias centenas de euros e neste momento basta-me mascar uma pastilha para ficarem-me logo a doer, estou proibido de comer certas guloseimas.
Mal corro um bocado fico com os músculos a doer, rapidamente perco a respiração, a minha capacidade pulmonar não é grande coisa.
Tenho o peso ideal, tento variar o máximo que posso na alimentação, mas como "porcarias" a mais.  Sou louco por doces. Quando era pequeno antes de me deitar comia sempre uma tablet de chocolate, não sei como era tão magro. O fato de ir muitas vezes à casa de banho pode contribuir, o meu corpo expulsa tudo.  Dizem que o pequeno almoço é a refeição mais importante, sempre o tomei, não me lembro de sair de casa sem comer alguma coisa. A meio da manhã nunca como nada, quando vou almoçar nunca tenho fome. A meio da tarde lancho sempre, mas às vezes fico muitas horas seguidas sem comer(lancho às 19). A refeição que onde como mais é o jantar, às vezes janto para lá das 22, sempre sozinho. Os membros da minha família não jantam, desde pequeno que tenho hábito de jantar sozinho e acostumei-me tanto que quando tenho companhia só quero estar sozinho.
Quando era miúdo aleijei-me no omoplata, de tal maneira que não consegui levantar o braço por uma semana, não tive coragem de pedir ajudar, de contar a um familiar, ir ao médico. Com o tempo lá passou mas ainda hoje quando faço esforço fica-me a doer.
Nos últimos dias tenho ando meio zonzo, não sei o que se passa, será da tensão? Sinto-me desconfortável e não sei como pedir ajuda, espero que isto passe e não piore, não sei o que fazer.
Não conheço o Sistema Nacional de Saúde, para mim é super confuso não conseguir arranjar uma consulta no médico de família. Mais vale fazer ir a uma clínica privada pelo seguro, apesar que fica mais caro. Preciso fazer alguns exames, estou com algumas dores tenho medo que seja cancro.Não tenho ninguém a quem contar, não quero preocupar a minha família, tenho vergonha de contar aos meus colegas, a minha ex não quer saber.
A timidez pode matar?

Sem comentários:

Enviar um comentário