quinta-feira, 11 de abril de 2013

Coisas Infligidas e Não conseguir dizer que não

Desde sempre que deixei que as coisas importantes e até as menos importantes fossem escolhidas por outras pessoas. Praticamente tudo na minha vida foi imposto por alguém. Contam-se pelos dedos as coisas escolhidas por mim(tudo relacionado com tecnologia)... LCD, pacote internet, pc, smarthphone, portatil e pouco mais. Alguns exemplos:
A minha mãe sempre me comprou a roupa toda até adulto. A partir de certa idade devia ser eu a escolher, o que gostava mais, talvez por causa disso actualmente "como" tudo, o que mais me interessa é ser variado. Ainda hoje se vê umas calças que gosta, compra (claro que é tudo pago do meu dinheiro). Entro numa loja de roupa e tenho receio de comprar e acabo por não levar nada. A única roupa que compro são aos ciganos, mas isso porque eles vão ao meu local de trabalho e eu não consigo dizer que não. Chegava ao ponto de ser a minha mãe a escolher a roupa que ia vestir no dia seguinte, só com 20 e tal anos é que comecei a fazer isso. Há coisas más que vêm por bem... só quando ela foi operada e teve no hospital alguns dias é que ganhei a liberdade de tomar a iniciativa para mudar algumas coisas. A partir desse dia comecei a fazer o pequeno almoço, ir ao mercado e escolher quais os cereais a comprar, etc.
Nunca opinei na decoração da casa e do meu quarto. Desde pequeno que tive um quarto com decoração de adulto, não me sentia bem quando era mais novo. Entrava às vezes no quarto dos meus amigos, uns tinham posters por todo o lado, bonecadas, etc, nunca tive nada disso. Durante a minha adolescência(17/18 anos?), pintaram o meu quarto de outra cor, escolheram moveis novos, os sitios, sem me perguntarem sequer qual a minha opinião. Hoje podia tirar por exemplo a foto dos meus pais juntos que está pendurada e não faz sentido nenhum e colocar outra coisa mas continuo a deixar andar, como tudo. Tenho medo que a minha mãe não goste. Não tenho ideias :(
Quando tirei a carta, um familiar meu decidiu que ia comprar um carro novo, viu a oportunidade e passou-me o dele antigo. É certo que foi um bom negócio tendo em conta o preço, mas devia ser eu a escolher. Mas mais uma vez tive medo de ir comprar, de escolher mal, o errado. Por falar em carta, tirei-a porque insistiram muito comigo, senão continuava até hoje sem tê-la. Quando tinha 14, 15 anos não via a hora de fazer os 18 anos para tirar a carta, quando os fiz desisnteressei-me completamente, achava que não tinha responsabilidade suficiente para conduzir. Até hoje não tive nenhuma acidente, e as avarias que tive no carro foram perto (se bem que nunca saio para longe). Um dia ser me furar o pneu não sei como me vou safar.
Quando acabei o 9º ano queria continuar a estudar na mesma escola, mas o meu melhor amigo na altura insistiu tanto em mudar de escola que lá segui com ele. Será que foi a melhor opção? Mudou totalmente a minha vida, fico sempre na dúvida se foi a opção correcta.
Seguros, conta bancária, foi tudo imposto por alguém. Coisas que devia ser eu a decidir e planear.
O curso superior foi escolhido por outra pessoa, quando estava inclinado para outra opção.

A minha opinião é pouco valorizada porque raramente a tenho, é tudo culpa minha e sem forças para mudar. É tão facil deixar os outros escolherem...

Sem comentários:

Enviar um comentário