sexta-feira, 22 de março de 2013

Na Escola...

Como era na escola? Comecei a frequentar o infantário por volta dos 3 anos e como qualquer criança normal acabei aos 5. Tenho poucas recordações dessa fase, lembro-me das educadoras de infância e de alguns colegas, mas não me recordo se nessa idade já demonstrava timidez.
Aos 6 anos fui para a primária, lembro-me bem desse dia. Fui com um vizinho que me dava bem e sentei-me ao lado dele, no entanto a professora mudou os lugares, não queria que os conhecidos se sentassem juntos por causa do barulho. Fiquei ao lado de um colega que na altura era muito tímido e eu "copiei" a maneira de ser dele, posteriormente tornei-me grande amigo dele. Anos mais tarde ele tornou-se num dos gajos mais populares da escola, todos os seguiam... como as coisas mudam. Na primária a professora imediatamente apontou como um dos grandes defeitos a timidez. Logo no 1º período disse ao meu encarregado de educação (minha mãe) o meu problema. Nunca falei abertamente com ela sobre isso (até hoje)  mas esse tema, posso abordá-lo num post sobre a família. 4 anos depois fui para o ciclo.
A maioria dos meus colegas de primária eram da minha turma no ciclo, foi a minha sorte (ou não). Tínhamos um grupo muito unido que se prolongou até ao secundário e que me protegia e já conheciam as minhas dificuldades de linguagem.
Às vezes os alunos mais velhos aterrorizavam os mais novos, é claro que eu era uma grande vitima, a minha personalidade gerava a isso.Iam para o pavilhão destribuir cartolos, eu como era dos mais baixinhos e magrinhos era dos que levava mais. Tinha um colega mais velho que gozava à bruta comigo, ainda hoje estou traumatizado, apesar de serem coisas que nem eram muito graves, mas levo muito a peito. Era um bulling disfarçado.
Sempre fui bom aluno, no ciclo/secundário tirava 4 ou 5, nunca tirei uma negativa(nem mesmo em testes). Era muito bom a matemática, nessa altura (10,11 anos) queria ser professor dessa disciplina, até porque gostava bastante. Foi a minha 2ª profissão de "sonho", claro que houve uma fase em que queria ser jogador de futebol, mas rapidamente percebi que havia colegas que jogavam melhor que eu, mas uma das coisas que me arrependo foi não ter continuado mais tempo no futebol, mais tarde percebi que a técnica não é tudo.
No 12º ano acabei com média 15. Devido a problemas financeiros dos meus pais não pude ir para o ensino superior (entrei passado uns anos como trabalhador-estudante).
Havia alturas que a professora fazia uma pergunta e ninguém sabia a resposta. Eu sabia mas não tinha coragem de dizer. Este tipo de situações deixavam-me frustrado. Às vezes dizia baixinho ao meu colega do lado, uns diziam a resposta e ficavam com o crédito outros diziam à professora que eu sabia a resposta o que me deixava ainda mais envergonhado.
Um dos truques que usava para ser bom aluno, e só me apercebi isso depois de sair da escola é que eu usava diálogos com amigos imaginários e com o professor, essa técnica permitia-me aprender a matéria. Exemplo: Fazia perguntas imaginários ao professor e um amigo imaginário respondia e eu entrava em diálogo com ele sobre o tema, ajudava-me muito.
Era/sou muito fraco nos trabalhos de grupo. Não era por falta de criatividade, não conseguia era impor as minhas ideias, os outros tinham sempre razão, cheguei a um ponto que desisti  estar a pensar para quê? as minhas ideias nunca vão ser escolhidas. Era das poucas pessoas que preferia testes a trabalhos de grupo.
Apresentações são um pesadelo para mim, o melhor é mesmo limitar a ler. Se tentar dizer por palavras minhas à frente de uma plateia, bloqueio totalmente. Pode parecer mal, mas ler é um mal menor.
Actualmente ando a tirar um curso superior. Para mim o curso é secundário, por isso vou lá poucas vezes. Mas com quase 30 anos continuo com os mesmos problemas de sempre. Não conheço ninguém, ninguém sabe quem eu sou. Agora como acho ridiculo amigos imaginários custa-me a estar concentrado nas aulas e aprender a matéria. Ainda estou para saber como entrei.

Sem comentários:

Enviar um comentário