quinta-feira, 20 de junho de 2013

Depressão: Descoberta pouco tempo

Por incrivel que pareça só à pouco tempo descobri o que era a depressão ou bipolaridade, ou transtornos ou a importância que a psicologia tem nas nossas vidas. Há um ano atrás nem sabia o que era e estava longe de imaginar que isso me ia afetar tanto. Já tinha ouvido essas expressões, mas não fazia a minima ideia o que era, nem nunca me tinha interessado. Devia ter ligado mais cedo sobre esses assuntos, como tirei um curso mais técnico nunca tive filosofia. Pesquisei na net e vi que me identificava com muitos pontos. É estranho eu sentir-me triste sem razão, será que tenho alguma substância quimica que me provoque esses sintomas? Sabia que o meu pai sofre de depressão e só há pouco tempo percebi certos comportamentos dele. No outro dia a minhã mãe foi ao médico e fui cuscar sem ela saber a receita médica e descobri que também anda a tomar anti-depressivos. Às vezes pergunto-me em que mundo é que vivo? Os meus pais têm esses problemas, será que é hereditário? Eles também nunca se preocuparam comigo apesar do meu comportamento reservado. Pelos relatos que vejo existem pessoas que têm os mesmos problemas, não estou sozinho.

Revejo-me neste texo sobre Depressão Nervosa:

«O transtorno depressivo maior, também chamado de perturbação depressiva major em Portugal, é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).1 2»

Sem comentários:

Enviar um comentário